2 de jun. de 2011

SANDÁLIAS DO EVANGELHO

Efésios 6 apresenta um texto muito conhecido da igreja militante. Fala de armadura: capacete, couraça, cinto espada, escudo e sandálias. Gostaria de refletir um pouco sobre o verso 15: "calçai os vossos pés com a preparação do evangelho da Paz."

Antes disso, quero contextualizar alguns fatos. 

Em sua terceira viagem missionária, Paulo retorna a Éfeso. Desta vez, para ficar cerca de três anos. Inicialmente havia deixado Priscila e Áquila responsáveis pela evangelização local. Ele encontra alguns judeus discípulos de João Batista, que sequer tinham ouvido falar do batismo com o Espírito Santo. Paulo passa alguns meses ensinando numa sinagoga e resolve ir para a escola de Tirano, onde falava do Jesus tanto a judeus quanto a gregos (Atos 19).









CARACTERÍSTICAS DE ÉFESO

Deusa Diana
  • Foi fundada 1.000 a.C.
  • Corresponde à atual região geográfica da Turquia.
  • Na época de Paulo era a cidade mais importante entre as províncias romanas da Ásia.
  • Situada perto do mar Egeu, era cruzada também por 2 estradas importantes: uma seguia a costa e a outra continuava para o interior, passando por Laodiceia - Éfeso era uma importante rota política e comercial para o Império Romano (acesso à Ásia e a Europa).
  • População estimada entre 250 mil a 500 mil pessoas (judeus da dispersão e gregos) - a maioria intelectualizada.
  • Religião politeísta. Divindade mais adorada era Diana, deusa da fertilidade na mitologia grega, cujo templo possuía 130 m de comprimento x 67m de largura. Foi construído 2 vezes, em mármore e pedras preciosas entregues por mulheres.
  • Berço de pensadores e filósofos como Thales de Mileto (pai da matemática, acreditava que a H2O é a origem de todas as coisas - "tudo flui"), Anaximandro e Heráclito (autor da escola "mobilista" - vida como fluxo constante, impulsionado pela luta de forças contrárias entre si - dele é a frase "ninguém se banha duas vezes no mesmo rio).
É para esse local que Deus manda Paulo e onde forma a primeira igreja da Ásia.


1ª IGREJA DA ÁSIA E SEU PASTOR - TIMÓTEO

Leia Atos 19 e perceba o impacto que o evangelho causou nessa cidade. Judeus e gregos se convertiam ao evangelho de Jesus. Fico imaginando como eram os cultos de libertação nessa época. Muitos poderiam achar que se tratava de lavagem cerebral: os convertidos queimavam livros de magia, feitiçaria entre outras ciências em praça pública. Os ourives locais, que faziam "suvenir" da deusa Diana para vender, estavam enlouquecidos, pois já não bastasse que a população local se convertesse, os povos vizinhos também ouviam a Verdade e eram libertos.  Onde Jesus entra é assim: tudo é novo, as coisas velhas ficam para atrás. Impressionante a importância desta igreja: além dos judeus, salvava também os gentios. 

Paulo consagra Timóteo, um jovem prosélito - filho de judia com gentio - a pastor desta igreja. Um desafio e tanto para alguém com tão pouca idade. Mas as escolhas de Deus não levam em conta a idade, intelecto, conta bancária, experiência ou status social: é ele quem capacita seus escolhidos.  Por conta disso, Paulo sempre exortava Timóteo a não esquecer dos seus deveres: 

  Não sejas negeligente com o dom que te foi concedido mediante profecia com imposição das mãos do presbitério. Medita nisso e seja diligente para que o teu progresso a todos  seja manifesto. Cuide de ti e da  doutrina. Continue com estes deveres porque fazendo assim salvarás  tanto a ti como  aos teus ouvintes. (ITim. 4:14-16)


POR QUE PAULO SE PREOCUPAVA?

O apóstolo Paulo permaneceu 3 anos em Éfeso e sabia que após a sua partida, muitos lobos em pele de cordeiro, pregariam um outro evangelho naquele local. Não era de admirar. Já não bastasse a ressurreição de Jesus para abalar o inferno, crescia uma igreja forte entre os gentios (Atos 20: 29-30). 

Além disso, havia ainda uma PAREDE DE SEPARAÇÃO, entre judeus e gentios. Efésios 2:14 fala sobre um grande número de judeus que, dispersos de Jerusalém, desde o exílio na Babilônia, haviam construído e edificado templos nas cidades mais importantes onde se estabeleceram e seguiam a lei de Moisés. Gente que não entendia a liberdade da graça e vivia cumprindo à risca todas as leis do velho testamento.  Não bastasse isso, seu sentimento religioso e moral era duramente agredido pelos costumes dos nicolaítas e por uma desenfreada libertinagem associada ao politeísmo - para eles, se era difícil reconhecer Jesus como Messias, imagine aceitar a   conversão de gentios ao seu Deus sem passar pelo cumprimento de todas as exigências do sacerdote: circuncisão, ofertas pela expiação, o dever de guardar o sábado etc.  

Paulo sabia que, mesmo convertidos, alguns judeus poderiam se considerar orgulhosos de sustentar uma doutrina que rebaixava tanto as classes mais educadas como o povo mais ignorante. Saber que gentios, outros povos, eram co-herdeiros da salvação era uma questão a ser tratada com muito cuidado para não gerar conflitos - brecha que Satanás usaria com muito prazer. 

Ciente da batalha espiritual a ser travada e vendo além,  apóstolo ORAVA DE JOELHOS pela igreja, para que:
  • Fosse uma só unidade, fortalecida no mesmo espírito, no amor e na paz de Cristo - pedra angular.
  • Os membros fossem humildes, mansos e suportassem uns aos outros em amor.
  • Houvesse um só corpo, um só espírito, uma só esperança e um só Senhor.
  • Ninguém voltasse ao velho homem, porque já tinham recebido o conhecimento.
Curiosa a semelhança com os dias de hoje. Não é mera coincidência! A guerra espiritual continuará para a igreja até o seu arrebatamento. E o objetivo do inferno não são as discussões de doutrina, divergências sobre louvor, coreografias ou cargos eclesiásticos. Isso é apenas parte da diversão dos demônios. Eles estão preocupados com 2 questões seríssimas: a pregação do evangelho da paz. Confira em Efésios 3:10 e veja qual era a missão da Igreja: tornar conhecida a sabedoria de Deus e o plano de salvação dos gentios - isso inclui eu e você, leitor. 


SANDÁLIAS DO EVANGELHO


Paz. Esse era o desejo do apóstolo. Um igreja revestida de uma armadura espiritual e disposta a pregar o evangelho da Paz, conciliando judeus e gentios. Sem força, violência física, moral ou psicológica, Paulo está dizendo que o evangelho não é da Igreja, mas do Maravilhoso, do Conselheiro, do Deus Forte, do Pai da Eternidade, do  Príncipe da Paz - Jesus. 

E para calçar sandálias, são necessários alguns itens:
  • pés: com funções importantes, firmeza e mobilidade, são feitos para suportar pressão e peso. 
  • humildade: para amarrar sapatos, normalmente nos abaixamos, ou seja, nos submetemos à vontade de Deus. 
  • paciência: sapatos e sandálias novas incomodam no início, causam calos. Precisamos de tempo entender que não adianta reclamar. Enquanto não usarmos o sapato, ele não se moldará nem poderá proteger nossos pés. 
Efésios 6 nos apresenta de forma dinâmica uma metáfora da batalha espiritual e da necessidade de uma armadura que protegesse a igreja. Curioso, que Paulo fala das sandálias do evangelho depois. Ele sabia que, para aguentar peso da armadura, era necessário estar de pé e preparado a lutar pela paz. 

Para finalizar, no velho testamento, quando Deus se revela por meio de uma sarça ardente, Ele pede à Moisés que tire as sandálias pois o local onde pisava era santo. E hoje, após ter cumprido todas as leis, inclusive, lavando os pés dos discípulos em ato de extrema humildade, o Ide de Jesus nos convida a calçar as sandálias. 

E aí? Você tá preparado para isso? 





Um comentário:

  1. QUEM NÃO ESTIVER QUE SE PREPARE POIS NECESSITAMOS PREGAR ESSE EVANGELHO, AS ALMAS PRECISAM SER RESGATADAS...
    QUE DEUS TE ABENÇÕE, FICA NA PAZ!
    http://intercessaoeoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir